terça-feira, 14 de janeiro de 2014

CÂNCER DE MAMA EM CADELAS – COMO PREVENIR E TRATAR

Você sabia que cadelas podem apresentar câncer de mama? Pode ser tumor de mama benigno ou maligno. O câncer de mama é a neoplasia mais comum em cadelas. A maior frequência está em fêmeas entre 7 à 12 anos de idade. Antes e depois desse período a frequência é menor.


CÂNCER DE MAMA EM CADELAS – COMO PREVENIR E TRATAR

O texto e as estatísticas apresentadas abaixo foram baseadas no livro “Oncologia em Cães e Gatos, Ed. 2009, dos autores Carlos Roberto Dalek, Andrigo Barbosa De Nardi e Suely Rodaski.


As raças mais acometidas, ou seja, aquelas que se observa uma maior incidência são os Poodles, os Pastores Alemães e os Cocker Spaniels. Os animais sem raça definida também são bastante acometidos.

Entre as causas que contribuem para o desenvolvimento tumoral são citados vários fatores. Hormônios como o estrógeno, a progesterona e o hormônio do crescimento influenciam o desenvolvimento gradativo de células com características de malignidade (câncer). Por este fato, o uso de progestágenos injetáveis (anticoncepcionais) para prevenir o cio, aumenta muito a incidência de tumor de mama em cadelas.

Outros fatores que podem aumentar o desenvolvimento de câncer em cadelas são os distúrbios endócrinos como: irregularidade no ciclo estral (o normal é que o intervalo entre os cios seja regular e a cada 6 meses), cistos foliculares ovarianos, corpo lúteo persistente, hiperplasia endometrial e pseudociese (conhecida popularmente como gravidez psicológica).

A castração (retirada cirúrgica de útero e ovários) realizada antes do primeiro cio reduz o risco de surgimento de câncer de mama para 0,5%. Já após o primeiro cio, este risco aumenta para 8% e após o segundo, para 26%! A castração tardia, não reduz o risco da cadela apresentar tumores de mama malignos, embora o risco de tumores benignos possa diminuir, entretanto, elimina os riscos de câncer de útero, de ovário, infecção uterina (piometra) e pseudociese.

Infelizmente, mais de 60% dos cânceres de mama em cadelas são malignos e 25% das cadelas acometidas já apresentam metástases no momento do diagnóstico. Portanto, é importantíssimo o diagnóstico precoce e para isso, a palpação de todas as mamas de cadelas com mais de 5 anos deve ser realizado periodicamente, a fim de se detectar a tumoração ainda no início. Caso perceba um nódulo, mesmo que seja bem pequeno, leve logo seu animal ao médico veterinário, dando preferência a um veterinário oncologista (médico que trata os pacientes com câncer), para que seja feito o correto diagnóstico.

Para a realização do diagnóstico, pode ser feito dois procedimentos, sendo um deles menos invasivo, mais barato e mais seguro, porém com menor precisão diagnóstica, que é a citologia. O outro método de diagnóstico é por meio da biópsia, que necessita que o animal seja anestesiado, porém tem o resultado mais preciso devido ao exame histopatológico que será feito na amostra coletada. Quem pode definir a melhor opção para cada caso é somente o médico veterinário.


O tratamento de eleição para o paciente com câncer de mama é a cirurgia. A mastectomia radical é indicada na grande maioria dos casos, mas cabe ao médico veterinário oncologista avaliar cada caso. A peça cirúrgica retirada (biópsia excisional) deve ser encaminhada para exame histopatológico. Isto é importantíssimo para se saber que tipo tumoral estamos lidando e qual o grau de malignidade nos casos de câncer. Nos pacientes com resultado do exame histopatológico apresentando câncer, indica-se fazer quimioterapia pós-operatória, mesmo nos pacientes sem evidências de metástases nos exames de imagem (raio-x de tórax e ultrassonografia abdominal). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário