segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Perguntas e Respostas sobre Oncologia Veterinária

Saúde e Inspeção Animal: A oncologia é uma das especialidades da medicina veterinária. Qual a área de atuação desta especialidade?

Dr. ALEXANDRE: A oncologia como um todo é a especialidade médica que estuda as neoplasias (ou tumores), benignas ou malignas, como eles se comportam biologicamente no organismo e como combatê-lo da melhor maneira possível. Desta forma é importante saber a diferença entre esses termos. Tumor ou neoplasia é qualquer nova formação celular que seja evidente, mas que não necessariamente é câncer. Normalmente, utilizamos os termos neoplasia benigna para os tumores que têm crescimento lento, são encapsulados e que não geram metástases e neoplasia maligna (câncer) para os tumores que têm crescimento rápido, são difusos e que apresentam potencial metastático. Metástase, por sua vez, é o fenômeno que ocorre com as neoplasias malignas que são capazes de desprender células tumorais na corrente sanguínea e fazer com que estas células se fixem em outros órgãos e se multipliquem neles. Essas novas tumorações são exatamente iguais ao tumor primário.
            A principal área de atuação da oncologia veterinária é a de pequenos animais, que inclui os cães e gatos. Entretanto, as áreas de animais selvagens e silvestres e de grandes animais também têm importância dentro da oncologia, porém os tratamentos ficam mais limitados pela falta de estudos mais amplos nestas espécies.

Entrevista concedida ao site
http://saudeinspecaoanimal.comunidades.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário