Perguntas frequentes

A expectativa de vida dos cães e gatos aumentou muito. Cada vez mais na rotina, aparecem cães com mais de 12 anos e gatos com mais de 15! Junto a isso, as doenças relacionadas à idade também começam a se tornar mais frequente e o câncer é uma delas. 
Atualmente, a Medicina Veterinária está se aproximando da realidade da Medicina Humana, não só na área de diagnóstico, mas também nas diversas especialidades. Com isso, os médicos veterinários clínicos gerais quando encontram um caso mais complicado, indicam um colega especialista na área.
Em relação à Oncologia Veterinária, a eutanásia de um animal com câncer já não é mais a 1ª opção como há uns anos. Um procedimento cirúrgico para retirada de uma tumoração deve ser acompanhado de um exame histopatológico para fechar o diagnóstico e avaliar as margens cirúrgicas, que em alguns casos podem estar comprometidas. Independente deste comprometimento, a indicação da quimioterapia pós-operatória é importante para que se diminuam as chances de haver uma recidiva local da tumoração e que células tumorais se instalem em órgãos distantes (metástases).
Há ainda àqueles tumores que não tem indicação cirúrgica, mas que apresentam boa resposta à quimioterapia, como nos casos de linfoma.
Para a sorte dos animais, eles não sabem que estão com a doença, então o psicológico deles não é afetado. Soma-se a isto, o fato das dosagens quimioterápicas serem menores do que as usadas em humanos, portanto, os efeitos colaterais também são menores!
É muito importante que o clínico geral indique um especialista em oncologia veterinária para cuidar desses animais, pois só ele sabe qual o melhor tratamento para cada caso e para cada paciente em especial. Afinal de contas, os pets cada vez mais fazem parte da família e temos que dar esta opção para os proprietários que querem tratar e principalmente, melhorar a qualidade de vida dos seus animais.

Dr. Alexandre Figueiredo


Veja uma entrevista comigo sobre Oncologia Veterinária no site 
http://www.saudeinspecaoanimal.com.br/index.php?pagina=1421709177_03
Lá você irá encontrar algumas perguntas e respostas... quem sabe alguma dúvida sua esteja lá! Não deixe de conferir!!!

2 comentários:

  1. Dr alexandre castrei minha cadela com cinco mês ela tera problema de desenvolvimento sim ou não

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,Dr. Alexandre gostaria de saber s realmente e mito ou nao sobre o medicamento para a coprofagia (coprovert) resolve ou nao?

    ResponderExcluir